A graduação em Direito é um longo processo para o estudante universitário, no entanto, o Advogado Amauri Jacintho Baragatti explica que quando finalizada, o estudante precisa decidir em qual área irá se especializar, e essas áreas podem ser um tanto vastas.
O mercado de trabalho oferece diversas oportunidades voltadas para esses diferentes campos e, graças a isso, é possível ao estudante a escolha voltada para suas zonas de interesse. Mas você conhece a especialização, bem diferente, chamada de Direito societário?
Se você quer saber o que o profissional dessa área faz e como trabalhar com ela, continue a leitura deste artigo!
O que é o Direito Societário?
O Advogado Amauri Jacintho Baragatti explica que a área do Direito Societário trabalha com o estudo dos diferentes tipos de sociedade empresariais, bem como os princípios e regras voltadas para o processo de estruturação e reestruturação de sociedades no país.
Dessa forma, essa área do Direito está completamente relacionada ao Direito empresarial, uma vez que lida também com as questões gerenciais e conflitos societários, por exemplo.
Por atuar diretamente com o ambiente corporativo, o profissional do Direito Societário precisa estar ciente de alguns conceitos empresariais essenciais, explica o Advogado Advogado Amauri Jacintho Baragatti, como possuir conhecimentos financeiros, tributáveis, contábeis, cíveis, além de outros.
Como o Advogado Societário atua no mercado de trabalho?
Existem muitas maneiras desse profissional trabalhar no mercado de trabalho, sendo principalmente na atuação da área consultiva e preventiva. Ao abrir uma nova empresa, muitas pessoas necessitam de aconselhamento e execução conjunta de um advogado para ajudar nas questões jurídicas do negócio. Algumas atividades do Advogado Societário são:
- Compor sociedades;
- Mediar negociações entre sócios e acionistas;
- Criar Contratos Sociais, além de outros tipos de contratos voltados à composição de sociedades;
- Estudar e planejar investimentos;
- Estruturar joint ventures, além de outras tantas atividades voltadas ao ramo.
Além disso, o Direito Societário contém alguns princípios fundamentais, afirma o Advogado Amauri Jacintho Baragatti. Esses princípios, ou regras, direcionam as práticas do profissional, além de regerem as condutas na atividade empresarial. Esses princípios fundamentais são:
- Liberdade de associação;
- Liberdade de iniciativa;
- Função social da empresa;
- Autonomia patrimonial e
- Liberdade de concorrência
Essa é com certeza uma área muito interessante e ampla, uma vez que o Advogado Societário pode atuar em empresas de diferentes ramos, trabalhando e absorvendo diversas áreas do conhecimento.
Se você gostou dessas informações e tem interesse pela área, procure uma especialização em Direito Societário, ela pode ser oferecida como pós-graduação em diversas universidades do país, além de também ser oportuno procurar fazer cursos de especialização e aprofundamento em outros diversos conceitos empresariais, o que pode ser um grande diferencial ao profissional de Direito Societário.