O corpo feminino está sujeito às mais diferentes situações hormonais, de acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, algumas são mais comuns, outras não acontecem com tanta frequência e podem causar estranhamento e, até mesmo, preocupação. Por esse motivo, neste artigo, você poderá tirar suas principais dúvidas sobre o sangramento de escape. Continue a leitura!
O que é o sangramento de escape?
Antes de mais nada, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior nos explica que o sangramento de escape ou “spotting”, é um tipo de sangramento considerado leve mas que acontece fora do período menstrual da mulher. Ainda nesse sentido, de maneira geral, não é um problema sério, mas é necessário ficar atenta às idas ao banheiro e às manchas que podem aparecer na sua roupa íntima.
Mas qual é a diferença entre o sangramento de escape e a menstruação?
De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a menstruação é um processo cíclico que o corpo feminino está sujeito a passar. De forma regular, ele acontece aproximadamente a cada 28 dias, podendo variar de acordo com o organismo de cada mulher. Não apresenta riscos e é uma situação natural, causada pela perda de revestimento do útero que se preparou para receber uma gravidez.
Por outro lado, o sangramento de escape é um sangramento que não é menstrual. Isso porque, de acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, ele consiste em qualquer tipo de sangramento que acontece na região vaginal fora do período menstrual. Diferentemente da menstruação, esse é um sangramento irregular, com manchas intermitentes ao longo do mês.
Cor e duração
Para saber diferenciar os diversos tipos de sangramentos e corrimentos, é de suma importância que a mulher faça uma observação de maneira bastante atenta. De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o sangramento de escape apresenta uma cor diferente do vermelho vivo da menstruação. De maneira geral, ele pode apresentar tonalidades entre o marrom e o rosa.
Um outro fator importante, é perceber quanto tempo esse sangramento tem durado. Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o sangramento de escape pode durar entre 1 a 2, e, na maioria dos casos, vai embora por conta própria, sem precisar utilizar medicamentos, por exemplo. O que não é motivo para descartar uma visita médica caso persista.
Motivos que podem causar o sangramento de escape
Como dito anteriormente, a ajuda médica não deve ser descartada, entretanto, existem alguns fatores que podem favorecer o aparecimento do spotting. O Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior nos explica que estar exposta à situações de estresse, adaptação do anticoncepcional, ovulação e gravidez ainda não descoberta, pode fazer com que o sangramento aconteça.
Não deixe de procurar seu médico e entender o que está acontecendo no seu organismo, conheça seu corpo!