Close Menu
Testadão Notícias
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Testadão Notícias
    • Brasil
    • Notícias
    • Política
    • Tecnologia
    • Sobre Nós
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Testadão Notícias
    Home»Notícias»Você sabe quais são os direitos do trabalhador garantidos por lei? 
    Notícias

    Você sabe quais são os direitos do trabalhador garantidos por lei? 

    lilly jhons borgesBy lilly jhons borges27/03/2023Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Dr. Bruno Burilli Santos
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    De acordo com o advogado Bruno Burilli Santos, conhecer seus direitos e deveres faz com que você se posicione de maneira correta diante da sociedade e de situações adversas que podem aparecer em sua rotina. Nesse sentido, é de suma importância que você, enquanto trabalhador, saiba quais são os seus direitos garantidos por lei. Então, para saber mais, continue lendo este artigo!

    Conhecendo seus direitos

    Como mencionado anteriormente, o Dr. Bruno Burilli Santos acredita que conhecer os seus direitos é de suma importância para que você saiba agir diante de situações injustas. Quando se trata do mercado de trabalho, infelizmente, o trabalhador está sujeito a se deparar com situações que violam aquilo que está garantido por lei e deveria ser cumprido de maneira plena pelos seus empregadores.

    Não é necessário que você saiba artigos, o famoso “juridiquês” e temas mais específicos, voltados para quem atua na área do Direito. Mas, saber quais são os limites entre empregador e empregado pode fazer com que você identifique situações que são consideradas crimes ou trabalhos análogos à escravidão. Afinal, infelizmente, nossa sociedade está recheada de situações como essas.

    O que são direitos trabalhistas?

    O Dr. Bruno Burilli Santos explica que os direitos trabalhistas são uma série de regulamentações que procuram tornar o ambiente de trabalho muito mais saudável e proveitoso para o trabalhador. Caso essas normas não sejam cumpridas, a empresa em questão pode sofrer punições na justiça como, por exemplo, o pagamento de indenização para o trabalhador reclamante. 

    Quais são os direitos do trabalhador?

    De acordo com o Dr. Bruno Burilli Santos, basta conhecer aquilo que lhe é garantido por lei, mesmo de maneira mais simplificada. Pensando nisso, abaixo você poderá conferir quais são os principais direitos do trabalhador. Confira!

    1. Hora extra

    O Dr. Bruno Burilli Santos explica que, de acordo com a CLT, nenhum trabalhador deve trabalhar além dos horários determinados em seu contrato. Sendo assim, caso o trabalhador trabalhe horas a mais, o pagamento dessas horas deverá ser feito com um adicional de 50% do valor usual. Além disso, se essas atividades forem realizadas durante a noite ou aos fins de semana, o procedimento deve ser o mesmo.

    1. Décimo terceiro salário

    Em segundo lugar, de acordo com o que está previsto na lei, no mês de dezembro, todo trabalhador deve receber uma gratificação salarial que pode ser paga em até duas vezes, de acordo com o período trabalhado naquele ano.

    1. Jornada de trabalho

    Você sabia que o tempo da jornada de trabalho também é previsto por lei? De acordo com o Dr. Bruno Burilli Santos, a lei prevê que um trabalhador não deve passar das 8h diárias ou das 48h semanais. Sendo assim, qualquer jornada de trabalho que ultrapasse esse tempo, está indo contra a lei e é cabível de processo por parte do trabalhador. Então, é importante ficar atento às horas que você trabalha!

    1. FGTS

    Segundo o Dr. Bruno Burilli Santos, todas as empresas possuem o dever de, todo mês, realizarem um depósito equivalente a 8% do salário bruto de todo trabalhador, a fim de criar uma reserva para momentos importantes.

    1. Férias

    Por último, mas não menos importante, temos as férias. De acordo com o Dr. Bruno Burilli Santos, muitas pessoas acreditam que as férias são optativas, entretanto, a cada doze meses trabalhados, o trabalhador tem o direito de ter trinta dias de férias, ou seja, um descanso remunerado. O valor pago pela empresa deve ser o salário integral com o acréscimo de um terço.

    Esses são os cinco principais direitos do trabalhador, agora que você já conhece cada um deles, fique atento às propostas de emprego que irão aparecer!

    advogado Bruno Burilli advogado Bruno Burilli Santos atualizações jurídicas Bruno Burilli Bruno Burilli Santos direito em geral direitos do trabalhador direitos do trabalhador garantidos por lei Dr. Bruno Burilli Dr. Bruno Burilli Santos
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Avatar
    lilly jhons borges
    • Website

    Notícias relacionadas

    Riscos operacionais e compliance: responsabilidades essenciais segundo Rodrigo Balassiano

    17/06/2025

    Gestão eficiente: uso de tecnologia para transparência e combate à corrupção na administração pública

    12/06/2025

    Arroba do boi gordo segue crescendo; confira os preços de hoje

    05/06/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    News

    Riscos operacionais e compliance: responsabilidades essenciais segundo Rodrigo Balassiano

    17/06/2025

    Gestão eficiente: uso de tecnologia para transparência e combate à corrupção na administração pública

    12/06/2025

    Brasil precisa produzir IA ou estará condenado a usar tecnologia de fora

    05/06/2025

    Governo segue sem saber o destino dos bilhões roubados do INSS

    05/06/2025

    Testadão: Não se contente com as manchetes. No Testadão, a gente vai além e te mostra os bastidores das notícias. Desvende os mistérios por trás dos fatos e forme sua própria opinião.

    Riscos operacionais e compliance: responsabilidades essenciais segundo Rodrigo Balassiano

    17/06/2025

    Gestão eficiente: uso de tecnologia para transparência e combate à corrupção na administração pública

    12/06/2025
    • Brasil
    • Notícias
    • Política
    • Tecnologia
    © 2025 Testadão - [email protected] - tel.(11)91754-6532

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.