Novo aplicativo mostra a usuário itinerários dos ônibus em Palmas e avisa quando veículo chegar a pontos

App Cittamobi já está disponível e pode ser baixado gratuitamente. Usuários com deficiência visual podem acionar o comando de voz para serem avisados sobre a previsão do tempo de chegada ao ponto de destino.

O usuário do transporte público de Palmas poderá acompanhar o itinerário dos ônibus e até ser avisado quando o veículo chegar ao ponto. Isso é possível através do aplicativo Cittamobi, que foi lançado pela prefeitura. A ferramenta já está disponível e pode ser baixada gratuitamente.

Através do app, o morador poderá acompanhar em tempo real as melhores condições de deslocamentos, salvar a linha e paradas favoritas, além de verificar os itinerários completos das rotas dos ônibus.

O aplicativo também traz acessibilidade e inclusão para os usuários com deficiência visual. Ao acionarem o comando de voz, os passageiros serão avisados sobre a previsão do tempo de chegada ao ponto de destino, a localidade por onde o veículo está transitando, o nível de dificuldade de acesso em razão dos obstáculos nas vias e outras funcionalidades.

Para usar a ferramenta, basta acessar a loja de aplicativos do smartphone e baixar o Cittamobi. Após o cadasto, que requer informações básicas pessoais, os passageiros terão acesso também às informações sobre o mapa do itinerário da linha e a função de alarme para avisar quando o ônibus chegar ao ponto de destino.

Durante a viagem, o passageiro ainda poderá acompanhar a previsão de chegada nos próximos pontos enquanto o veículo faz o trajeto.

O Cittamobi já está presente em diversas capitais brasileiras, como Salvador, São Paulo, Curitiba, dentre outras, segundo a prefeitura. Com pouco mais de nove anos de existência, o app já acumula mais de 25 milhões de usuários cadastrados, e funciona de forma regular em mais de 300 cidades distribuídas por 19 estados do Brasil.

‘’O app já está em pleno funcionamento e com os horários atualizados das linhas, possibilitando que o usuário controle o seu tempo. Os passageiros também poderão opinar e fazer críticas ou sugestões para melhoria dos serviços’’, destacou o presidente da ATCP, Eliezer Moreira de Barros.

Dificuldades no transporte público

Desde que a Prefeitura assumiu o serviço, em dezembro de 2022, e a empresas de transporte coletivo suspenderem a atuação, os problemas passaram a atrapalhar o cotidiano de quem pega ônibus diariamente. O último contratempo foi no dia 18 de abril, quando cerca de 30 ônibus pararam de rodar por falta de pagamento dos funcionários. Estações da região sul amanheceram lotadas e usuários cheios de reclamações.