Como liberar espaço no Gmail? Veja dicas para gerenciar armazenamento

Cada conta do Google tem 15 GB de armazenamento, distribuídos entre o e-mail, Google Drive e o Google Fotos

A conta do Google possui 15 gigabytes (GB) de armazenamento compartilhados entre o Gmail, o Google Drive e o Google Fotos. No entanto, ao atingir o limite de espaço, o envio e recebimento de mensagens no correio eletrônico fica indisponível.

Para contornar essa situação, o usuário deve liberar espaço no Gmail para voltar a utilizar a caixa de entrada. Além do Google fornecer ferramentas de gerenciamento de armazenamento que ajudam a identificar formas de liberar espaço, outra opção é fazer o download dos arquivos em seu dispositivo e excluí-los do armazenamento em nuvem.

Entre outras ações possíveis para liberar espaço no Gmail estão:

Excluir emails desnecessários;
limpar anexos grandes; e
gerenciar os itens de caixas secundárias (como lixeira, spam e dos rascunhos).
É possível comprar mais espaço para o Gmail, Google Drive e o Google Fotos, ao realizar um upgrade para um plano de armazenamento maior com o Google One.

O que é contabilizado na cota de armazenamento
Fotos e vídeos com qualidade original armazenados em backup no Google Fotos;
Fotos e vídeos armazenados em backup no Google Fotos com alta qualidade (agora chamada de Economia de armazenamento) e qualidade rápida após 1º de junho de 2021;
Mensagens e anexos do Gmail, incluindo as pastas “Spam” e “Lixeira”;
Arquivos no Google Drive, incluindo PDFs, imagens e vídeos;
Gravações de chamadas do Meet; e
Arquivos criados ou editados em apps de criação de conteúdo colaborativo, como o Documentos, o Planilhas, o Apresentações, o Desenhos, o Formulários, o Gravador e o Jamboard.